Industrias estão se Transformando com a Impressão 3D.

Industrias estão se Transformando com a Impressão 3D.

A Impressão 3D reduz o desperdício e aumenta a sustentabilidade

Como já falamos por aqui, os conceitos de impressão 3D ocorreram nos anos 60, mas as primeiras máquinas de impressão 3D legítimas nasceram nos anos 80.

Naquela época, suas funções e processos eram conhecidos como Prototipagem Rápida porque inicialmente eram usadas ​​apenas para produzir modelos e protótipos.

Mas o caminho que a impressão em 3D está hoje, é bastante diferente.

O mundo está se tornando um lugar de infinitas oportunidades, não só para os consumidores, mas também para empresários e empresas.

A tecnologia de impressão 3D dá a capacidade de experimentar um número de estruturas e formas complexas. E uma vez que novos níveis de design serão abertos, a criação de produtos personalizados e extraordinários será tão fácil como sonhar com eles.

O mundo se tornará um lugar de infinitas oportunidades, não só para os consumidores, mas também para empresários e empresas.

Se as lojas de impressão 3D se transformarem em uma tendência que inunda o mercado, uma vez que os compradores entram, terão a chance de obter algo personalizado que corresponda inteiramente ao seu gosto.

5 Indústrias Revelam o Poder da Impressão 3D

Não é surpreendente que haja um número impressionante de setores que estão ativamente aplicando soluções de impressão em 3D para reforçar simultaneamente suas estratégias de fabricação, esquemas de negócios globais e design.

Campos como saúde, automotivo, aeroespacial, varejo e esportes estão agora utilizando a impressão 3D, cujas vantagens são inumeráveis.

  • Indústria Médica e Saúde

A impressão em 3D tem um grande impacto na indústria médica e nos cuidados de saúde. Uma das maiores oportunidades trazidas para este setor em particular é a capacidade de fornecer soluções médicas que sejam personalizadas e respondam estritamente às necessidades do paciente.

As peças sob medida geralmente são muito caras e exigem muito tempo para serem projetadas e construídas a partir do zero. No entanto, com impressoras 3D e, especificamente, com procedimentos de imagem em 3D, isso se torna mais viável e prático.

Por exemplo, em 2015, a L’Oreal, EUA, anunciou uma parceria de pesquisa com a empresa de bioprilagem 3-D Organovo Holdings, Inc., que visava criar tecido de pele impresso 3D que pode ser usado para avaliação e teste de produtos.

Tendo em mente isso, podemos estar perto de uma realidade na qual as impressoras 3D podem ser percebidas como meios de reprodução e substituição de órgãos humanos.

Ainda assim, há muitos obstáculos a serem superados.

  • Indústria automobilística

A aplicação da impressão 3d na indústria automobilística vem para substituir a usinagem e  reduzir em até 80% os custos com protótipos de peças.

Com isso, é possível inovar mais e desenvolver novas soluções em menos tempo e com menores custos. Tudo que o mercado competitivo do segmento automobilístico mais precisava.

Outro uso importante para a impressão 3d é no desenvolvimento de peças que há anos já haviam saído de linha, como em carros para colecionadores, por exemplo.

Nestes casos, a impressora prepara o molde e a peça pode ser confeccionada uma a uma conforme a demanda. Lucro e satisfação garantidos.

Os designers tem conquistado resultados ainda melhores e em tempo bem menor do que quando utilizavam formas mais antigas de criação de protótipos.

O fabricante de automóveis mais antigo do Japão,  Daihatsu, viu na impressão em 3D a oportunidade para oferecer personalização em massa quando se trata de modificações automotivas.

A montadora anunciou que os proprietários da Daihatsu Copen terão a oportunidade de personalizar o conversível conversível com peças de carros impressas em 3D.

  • Aeroespacial

A impressão 3D ajudará os astronautas a superar os problemas de fornecimento. Pense neles quando eles estão em uma missão e precisam consertar ou substituir um equipamento.

Para fazê-lo, eles contam com missões de reabastecimento de carga da Terra que muitas vezes levam semanas e às vezes até meses.

Na tentativa de facilitar todo o processo, a NASA aproveitou as habilidades de impressão em 3D e enviou a primeira impressora 3D para a Estação Espacial Internacional.

  • Varejo

A impressão em 3D é capaz de alterar a forma como compramos, como pensamos sobre quais produtos são bons e desejáveis ​​e quais não são, e dá um nível infinito de personalização.

Este tipo de impressoras são capaz de entregar mercadorias personalizadas e itens pessoais – brinquedos, jóias, roupas, decorações para casa e outras coisas que usamos em nosso cotidiano. Criatividade e mão-de-obra serão levados para outro nível.

  • Esportes

A forma como experimentamos momentos e situações, a forma como vivemos, realizamos atividades e nos divertimos está sendo afetada pela impressão 3D, já que está se difundindo em direção ao setor de esportes também.

Em conseqüência, o usuário final pode receber engrenagens de proteção personalizadas para equipamentos esportivos de segurança, multi-materiais, multi-cores e personalizados baseados em dados biomecânicos que se encaixam perfeitamente nas necessidades de cada cliente.

A revolução da personalização se tornará realidade.

Com tudo isso dito, à medida que as impressoras 3D evoluem, elas certamente se tornarão capazes de trabalhar com uma gama mais ampla de materiais, produzindo não só protótipos, mas produtos acabados e sistemas totalmente funcionais.

 

Veja nossos
posts recentes