Orçamento impressão 3D: 7 Coisas que você precisa saber antes de solicitar o seu!

Caso ainda não saiba, para fazer um orçamento de impressão 3D é necessário levar em conta alguns aspectos importantes. Afinal de contas, somente dessa forma será possível que a empresa responsável pela fabricação consiga realmente entender o que você deseja e, consequentemente, determinar um valor a ser cobrado adequado ao projeto.

O formato que os arquivos precisam ser enviados, o material no qual a impressão 3D será feita e os desenhos técnicos são as principais questões a serem levadas em conta pelo cliente.

Além disso, é necessário também saber mais a respeito da empresa que fará a fabricação. Conhecê-la melhor, entender qual a experiência que ela possui no mercado, estrutura e prazos de entrega, por exemplo.

Tudo isso é realmente fundamental antes de fazer um orçamento de fabricação de projetos por impressão 3D. Quer saber mais detalhadamente sobre esse assunto e entender ao certo o que é uma impressão 3D? Então é só continuar a leitura deste artigo.

Impressão 3D

Em primeiro lugar, ou seja, antes de entender o que você precisa saber para solicitar o orçamento de impressão 3D é preciso saber ao certo como funciona essa nova forma de fabricação, mais moderna e econômica. Na verdade, a impressão 3D é mais uma forma de produzir diferentes tipos de peças, para diferentes setores da indústria.

É válido ressaltar que essa fabricação é feita levando em consideração um modelo digital, o qual deve ser bastante específico a fim de que o produto final saia realmente conforme foi planejado no projeto.

Como em todo o processo de fabricação deve se usar apenas materiais de qualidade, o que garante durabilidade e resistência ao produto. De qualquer forma, como já mencionado antes, para conseguir colocar em prática um determinado projeto é preciso antes fazer um orçamento de impressão 3D.

Normalmente, para fazer esse orçamento o primeiro passo é entrar em contato com a empresa que você deseja, mas antes disso é necessário saber algumas questões importantes que com certeza os profissionais vão solicitar na hora que você entrar em contato com eles.

O que você precisa saber sobre o seu projeto?

Com certeza você já deve imaginar que solicitar um orçamento de impressão 3D é uma das melhores formas de conseguir peças de qualidade, de forma eficiente e ágil, não é mesmo? Tenha sempre em mente que o custo x benefício desse tipo de impressão realmente vale bastante a pena.

Levando tudo isso em consideração, veja a seguir algumas coisas que você precisa saber sobre o seu projeto antes de fazer a solicitação do orçamento. Não se esqueça de que sem essas informações a empresa não conseguirá te passar ao certo o valor a ser cobrado e também não conseguirá colocar o seu projeto em prática.

Arquivo do objeto a ser impresso 3D

Em primeiro lugar, é preciso pensar na modelagem 3D, ou seja, no arquivo do objeto a ser impresso. Esses arquivos devem estar no formato SLT ou OBJ. No entanto, a boa notícia é que caso você ainda não tenha os arquivos do projeto em mãos pronto para enviar, existem empresas que fazem esse serviço de modelagem 3D, como é o caso da MUV. É isso mesmo!

A partir do momento que a própria empresa prepara o arquivo do objeto a ser impresso, não existe nenhum risco de estar errado e de ter que fazer tudo novamente. Isso é muito mais prático e economiza uma grande quantidade de tempo.

Ainda não tem o arquivo correto para enviar para a empresa? Então conheça mais sobre o serviço de modelagem 3D da MUV. Fazer a modelagem e a impressão 3D no mesmo lugar é garantia de muita qualidade para o produto final.

 

Material que deve ser feita a impressão 3D

Depois de resolver a questão da modelagem 3D, é hora de pensar no material que deve ser feito a fabricação. Por mais simples que isso pareça, na verdade existem diferentes tipos de materiais para imprimir um produto 3D. Isso precisa ser citado na hora do orçamento, uma vez que o tipo de material influencia na funcionalidade da peça assim como no preço final.

Portanto, caso ainda não tenha escolhido o material é hora de parar para analisar essa questão que é muito importante. Se tiver dúvidas, você pode também entrar em contato com a MUV para que os profissionais possam dar sugestões do que é melhor para o seu caso em específico.

Desenhos técnicos do projeto

Por fim, a empresa também precisa dos desenhos técnicos do projeto para realmente conseguir te passar o orçamento de impressão 3D. Esses desenhos podem ser tanto em PDF, por exemplo, quanto em rascunhos feitos à mão..

O importante é que exista um esboço técnico para que a empresa responsável pela fabricação seja capaz de entender qual a sua real necessidade quanto as medidas e tolerâncias das suas peças.

O que você precisa saber sobre a empresa que fará a impressão?

Além dessas questões importantes sobre o projeto em si, também é necessário saber algumas coisas sobre a empresa que fará a impressão 3D para você. Afinal de contas, contar com uma empresa de confiança nesse momento pode fazer toda a diferença.

Prazo de entrega

Em muitos casos, é comum que o cliente precise que a etapa de fabricação do projeto seja rápido. Se esse for o seu caso, o ideal é perguntar, na hora da solicitação do orçamento, qual o tempo que será preciso para a produção do projeto.

Para se ter uma ideia, a MUV, por exemplo, é conhecida por entregar o produto final em 5 dias úteis, o prazo mais rápido do mercado.

Quer imprimir seu protótipo rapidamente em apenas 5 dias úteis? Entre em contato com a MUV!

Experiência com modelagem e impressão 3D

Outra coisa extremamente importante é ter em mente qual a experiência da empresa com modelagem e impressão 3D. Pesquise bastante e realmente análise quanto tempo a empresa está no mercado e qual a experiência dela quando o assunto é impressão 3D. Por mais que pareça algo óbvio, fazer isso é muito importante.

Conhecer os profissionais

Não se esqueça também da importância de conhecer os profissionais da empresa antes de fechar qualquer negócio. Mesmo que o preço seja vantajoso, de nada vai adiantar contar com uma empresa que não têm profissionais experientes e renomados no assunto.

Depoimentos de clientes

Por fim, mas não menos importante, é fundamental também conferir depoimentos de clientes que já contaram com o serviço de uma determinada empresa. Por mais que uma experiência sempre seja diferente da outra, no geral saber o que outras pessoas acharam do serviço de impressão 3D da empresa que você está pensando em contratar pode fazer muita diferença.

Entendeu o que é preciso saber antes de solicitar um orçamento de impressão 3D? Quer um orçamento da MUV? Solicite agora mesmo.

Veja nossos
posts recentes