Custos industriais: Entenda como mantê-los sob controle

Muitas empresas passam por dificuldades ao implantar um sistema que seja eficaz e ofereça uma visão mais ampla de seus custos. Por conta dessa dificuldade de implantação, as economias da empresa tendem a piorar. Para entender mais sobre custos industriais e como geri-los de forma eficaz, acompanhe este artigo!

Gestão de custos industriais

Os custos industriais de uma empresa devem ser geridos de forma profissional e efetiva. Com a rotina corrida e demais compromissos, por vezes se torna complicado colocar o foco totalmente em uma gestão que é muito eficiente e, principalmente, necessária.

Além disso, conforme a pesquisa realizada pela Aberdeen Group, os maiores desafios enfrentados por uma empresa na hora de realizar uma gestão de custos industriais, são:

  • Falta de visão;
  • Custo de matéria-prima incerto;
  • Apuração lenta dos custos.

Os custos industriais são impactados diretamente por diversas áreas de atuação presentes dentro de uma empresa. Logo, para que haja uma gestão consolidada e eficaz, é preciso que todos os setores da empresa atuem em conjunto e de forma sistêmica.

Assim, é possível orientar e definir as atividades que terão maior impacto benéfico nos custos da empresa.

Regras básicas para a gestão de custos

Para facilitar a implementação de uma gestão de custos industriais diferenciada e eficiente, pode-se seguir algumas estratégias básicas para obter maior sucesso e uma visão mais plana sobre onde e como melhorar. Por exemplo:

Revisão de processos

Para aplicar a revisão de processos, é muito importante, primeiro, ter um mapeamento atualizado de tudo o que acontece dentro da empresa. Esse mapeamento visa verificar onde estão as falhas operacionais atuais.

Nessa revisão de processos, também deve ser incluída a estrutura atual da indústria. Isso porque algumas indústrias estão localizadas em construções antigas e lugares desfavoráveis, o que causa uma interrupção na qualidade e desempenho de maquinários e encanamentos.

Além disso, o planejamento também funciona como um controle de tudo o que foi e está sendo feito dentro da indústria em questão. Logo, também deve constar as inspeções e manutenções periódicas da empresa, sempre que feitas. Qualquer reparo, ajuste ou o andamento de determinadas máquinas, deve estar registrado também.

Opte pelo que é moderno

Absolutamente tudo o que é gasto para a empresa, impacta a gestão de custos industriais da mesma. Logo, é uma ótima ideia apelar para a tecnologia e utilizá-la a favor da empresa. Nos dias de hoje, é praticamente impossível ter uma gestão de custos equilibrada contando somente com métodos antigos de trabalho.

Um das dicas de maior valia e que está sendo utilizada com grande frequência, é a terceirização de serviços, assim como a impressão 3D. Afinal, a compra de uma impressora 3D para a empresa que está com dificuldades nos custos industriais, pode ser uma armadilha para a gestão de custos.

Até mesmo porque a impressora 3D talvez não seja utilizada com tanta frequência e, justamente por isso, é mais indicado entrar em contato com profissionais qualificados para a função e, dessa forma, solicitar o serviço que a empresa precisa.

Além disso, nem sempre as impressões 3D saem de forma instantânea, e isso provavelmente atrasaria outros setores de produção dentro da empresa. Logo, é melhor que seja contratada uma empresa específica para a impressão e, dessa forma, agendar a coleta do serviço.

Atenção nas manutenções

Ao contrário do que alguns empresários pensam, os gastos com manutenções, na verdade, não são gastos, mas sim, investimentos. Manter uma rotina de manutenções em dia, pode ser muito mais lucrativo do que ter que substituir uma máquina por conta de um defeito sem solução.

Até mesmo porque uma máquina estragada ou que não produz corretamente pode atrapalhar em muito os processos de produção e impactar de forma negativa os custos industriais da empresa. Caso a empresa ainda não tenha implementado a gestão que há nas indústrias 4.0, então é preciso ficar sempre atento à vida útil dos aparelhos.

Redução de despesas financeiras

Além das dicas citadas acima, é muito importante analisar onde é possível reduzir os gastos de forma que não atrapalhe no ritmo de produção, seja por desfalque em equipe ou falta de material. Logo, além de optar pelos serviços de mão de obra terceirizada, como é o caso das Impressões em 3D, há outras dicas como por exemplo:

  • Renegociar as dívidas;
  • Investir em marketing digital;
  • Melhorar os treinamentos da equipe;
  • Pedir opinião.

São atitudes extremamente simples e que podem fazer uma grande diferença nos custos industriais. No caso de renegociar as dívidas, por exemplo, é muito importante fazer uma avaliação muito crítica e minuciosa neste tópico.

Afinal, negociar com bancos e fornecedores nem sempre é fácil, mas é uma ótima alternativa para chegar a um consenso de valores que será justo para os credores e para a empresa. Logicamente, é preciso calcular com antecedência se a empresa terá condições de pagar as dívidas, mesmo já negociadas.

Como já dito anteriormente, é muito importante utilizar da tecnologia para agregar maiores benefícios financeiros para a gestão de custos industriais da empresa. Logo, optar pelo Marketing Digital é uma forma muito mais fácil e barata de atingir os clientes de que a empresa precisa.

Além disso, realizar treinamentos para a equipe não custa nada e, caso custe, será muito pouco. Além disso, traz maior conscientização do que deve ser feito e o que se espera de cada colaborador. Já que é muito importante envolver todos os funcionários da empresa em prol da gestão.

Prova disso é o ato de pedir a opinião dos colaboradores, desde os gestores, profissionais de RH, faxineiras e profissionais da produção. Afinal, eles podem sim ter ideias que serão extremamente eficazes.

Muitas vezes, os colaboradores são as pessoas que enxergam de fora determinadas situações e, por isso, acabam tendo soluções e ideias que beneficiarão a todos os envolvidos.

Seguindo todas essas dicas e implementando, incluindo a implementação de mão de obra terceirizada, é muito mais fácil manter os custos industriais sob controle e se beneficiar de uma gestão profissional e eficaz para todos os envolvidos na empresa.

Aproveite que estamos falando sobre custos industriais e faça também a leitura do post sobre terceirização industrial para entender como implantá-la no seu negócio.

Veja nossos
posts recentes