Quando um produto é lançado as pessoas não têm noção exata do quão ele foi pensado, analisado e estudado para que pudesse ser criado. O desenvolvimento de produtos é cercado por uma série de etapas e questões importantes.
Assim, é importante ter a real compreensão do que leva uma boa ideia se tornar um produto de verdade, com todas as suas complexidades e pormenores. A etapa de criação e desenvolvimento demanda conhecimento, dedicação e empenho.
A partir disso, criamos um guia completo para que você conheça tudo o que é preciso saber para desenvolver um produto. Acompanhe!
O que é desenvolvimento de produtos
Desenvolvimento de produtos é uma prática muito conhecida no mundo do empreendedorismo, de modo que diversos produtos são pensados, desenvolvidos, executados e lançados a todo momento.
Segundo dados obtidos no Wikipédia, neste link, o conceito de desenvolvimento de produtos é: “O desenvolvimento de produto obedece a um conjunto sistemático (pesquisa científica) de etapas organizadas cujo escopo é de converter uma consideração de produto em produto acabado (algo “concreto”) tangível. O desenvolvimento do produto dá início com a agudeza de uma ensejo de mercado e culmina com a fabricação, venda e entrega de um produto”.
Partindo deste conceito, podemos verificar que o desenvolvimento de produtos deve ocorrer através de etapas definidas. Este não é um processo fácil nem rápido, porém com uma pesquisa sólida e com o conhecimento necessário é possível desenvolver soluções que atendam as demandas do público.
Etapas do processo
Qualquer projeto grande precisa ser dividido em etapas. Isso permite que haja uma maior organização de ideias e pensamentos e o processo não se perca no meio de tantos insights e coisas para fazer. Assim, o planejamento ideal do processo de desenvolvimento de produtos segue as seguintes etapas:
Ideia
A primeira etapa, obviamente, é a ideia do produto. Esse momento também é conhecido como brainstorming, pois é a fase em que todas as ideias são colocadas na mesa. Neste momento não é preciso se preocupar com a viabilidade de cada ideia, o ideal é deixar os pensamentos fluírem naturalmente enquanto são registrados.
Triagem
Aqui na triagem é que são colocadas em prática cada uma das ideias obtidas. Esse “na prática” é uma questão muito mais mental, para verificar se existe a possibilidade de desenvolver o produto ou não. É preciso pensar em fatores econômicos, logísticos, temporais, entre outros. Depois disso as melhores e mais viáveis ideias são escolhidas.
Testes
Na fase de testes é possível testar o mercado. Aqui é possível fazer pesquisas com as pessoas, em especial com o público-alvo do produto.
Além disso, na fase de testes o ideal é que se faça a prototipagem do produto, que consiste na criação de um protótipo do que seria a versão final do produto. Para fazer isso é possível contar com o auxílio da tecnologia, com o uso de uma impressora 3D, por exemplo.
Esse tipo de impressora consegue criar a partir do projeto, fazendo com que o cliente da empresa de impressão 3D possa vislumbrar amostras do seu produto antes de produzi-lo em grande escala.
Verificação de mercado
A verificação do mercado é um pouco mais complexa do que as outras etapas, tendo em vista que demanda certo tempo. Ela deve ser o mais completa possível, para que assim os responsáveis pelo negócio possam avaliar questões como viabilidade econômica, todos os custos envolvidos, investimentos e, por fim, criar um plano de negócios estratégico e realista.
Execução
A execução é a parte mais interessante do desenvolvimento, pois é aqui que o produto será finalmente produzido para valer! Dentro da etapa de execução é preciso que alguns aspectos sejam revisados, como a patente do produto, o regime jurídico da empresa, entre outras questões.
O principal da execução é que ela deve ser feita a partir de uma linha de montagem de alta qualidade. Este é outro momento em que o auxílio de uma empresa especializada em impressão 3D pode ajudar.
Quando o produto é novo e ainda não tem necessidade de ser produzido em grande escala, a impressão 3D é a melhor solução.
Além de ser super rápida, não contar com altos custos de produtos e não precisar contratar uma equipe de produção, a técnica permite que os desenvolvedores terceirizem a fabricação do produto para uma empresa focada em impressão 3D.
Validação
A validação é o momento em que os desenvolvedores percebem a reação do mercado ao ser exposto ao novo produto. É possível verificar a aceitação ou rejeição do item, bem como analisar se existe algum ponto a ser melhorado antes de investir pesado na linha de fabricação.
Lançamento
O lançamento ocorre logo depois da validação e das mudanças realizadas a partir desta etapa. Este é o momento em que o grosso do trabalho já foi realizado e os desenvolvedores começam a analisar os resultados efetivamente, trabalhar na melhora do produto pouco a pouco e, principalmente, começam a colher os frutos de um planejamento bem estruturado.
Tecnologias usadas
Existem muitas tecnologias capazes de melhorar de maneira drástica o processo de desenvolvimento de produtos. Entre as principais, podemos destacar:
- realidade aumentada para revisão de projetos;
- internet das coisas em novos produtos;
- digitalização de projetos;
- gerenciamento do ciclo de vida dos produtos em Cloud;
- impressão 3D para fabricação de protótipos e linhas de baixa escala; entre outros.
A tecnologia está sempre andando junto com o desenvolvimento de produtos, de modo que os desenvolvedores devem estar atentos a tudo o que este setor pode oferecer.
Dicas para ser eficaz
Entre as principais dicas para que o desenvolvimento de produtos seja bem-sucedido, podemos citar cinco. Veja quais são elas:
- atenção aos detalhes;
- aproveitamento da tecnologia;
- utilização da impressão 3D;
- planejamento financeiro;
- extensa análise de mercado.
Todas essas dicas contribuem muito para o bom andamento de qualquer projeto de desenvolvimento de produtos. Por isso, o ideal é que elas sejam aplicadas durante todas as etapas de criação e execução.
Considerações finais
Diante de tudo o que foi observado, é possível concluir que o desenvolvimento de produtos é muito mais extenso e complexo do que normalmente se imagina. O seguimento de todas as etapas mencionadas é fundamental para que o negócio dê certo e se torne um grande sucesso de vendas.