Vantagens da impressão 3D: Torne o seu projeto economicamente viável

A tecnologia 3D está ganhando cada vez mais espaço nas indústrias e na vida das pessoas. São tantas as vantagens da impressão 3D que poderíamos escrever um livro em vez de um artigo.

Hoje muito já se fala sobre a indústria 4.0 que, de certo modo, foi protagonizada principalmente pelo avanço da impressão 3D. Afinal, essa tecnologia está transformando a lógica dos processos industriais, definitivamente.

Muitos projetos que até então esbarravam na viabilidade econômica, estão saindo do papel graças à impressão 3D. Principalmente quando pensamos em peças com um design complexo e arrojado. Entenda mais.

A impressão 3D permite um maior nível de detalhamento

Uma das principais, senão a principal vantagem da impressão 3D, está no nível de detalhamento de um protótipo. Com a prototipagem em 3D é possível fabricar peças muito mais complexas, com uma previsão de erros muito baixa.

Com isso, o produto consegue chegar ao mercado bem mais rapidamente. Ou seja, há um ganho no tempo de produção. Logo, se há um ganho com tempo, há mais economia de recursos e mais viabilidade na execução de um projeto.

Além disso, como o processo conta com uma tecnologia de ponta, é possível reduzir gastos com pessoal, o que torna o valor do produto final menos oneroso. Em linhas gerais, é uma verdadeira revolução na prototipagem.

Outra vantagem da impressão 3D está relacionada ao custo com materiais

Quem imaginaria que um dia seria possível imprimir peças altamente complexas com a quantidade necessária de matéria-prima sem desperdício? Pois é, essa é mais uma das inúmeras vantagens da impressão 3D.

A alta precisão que essa tecnologia proporciona faz com que algumas indústrias estejam ganhando cada vez mais escala de produção. Esse é o caso da indústria aeroespacial, que possui matérias-primas muito caras.

Fora isso, a precisão no design permite um encaixe melhor, digamos até perfeito das peças de substituição e manutenção. O resultado? Economia com tempo de ajustes e correção.

Personalização de peças

Olhe para todas as pessoas ao seu redor. Você verá que mesmo que algumas tenham certa semelhança entre si, ninguém é igual a ninguém. É essa diversidade que torna o mundo interessante.

Logo, se somos todos diferentes, temos nossas próprias características, porque devemos usar produtos iguais? Repare que isso só acontece porque até então um processo produtivo personalizado era quase impensado.

Mas com a impressão 3D, a possibilidade de exclusividade e personalização cresceu. Já existem setores como o de moda, por exemplo, que estão se atentando para esse fato. Um exemplo disso é o tênis futurecraft 4D da Adidas, que já é desenvolvido com uso da tecnologia de impressão 3D.

Mas é bem possível que outros setores como decoração, também passem por uma transformação nos próximos anos.

Maior mobilidade no armazenamento e produção

Normalmente, os materiais usados na impressão 3D são pós ou filamentos. Isso os torna fácil de manusear e transportar. E como as impressoras também não são grandes, é possível criar pequenas indústrias.

Aliás, esse é um dos conceitos por trás da indústria 4.0. Pois dessa forma é possível criar unidades menores bem mais próximas do consumidor final. Ou próximas de transportadoras que fazem o despacho.

Grandes organizações como a Local Motors já estão investindo em micro fábricas. Isso está dando mais ganhos de escala, agilidade e competitividade para essas empresas. É uma verdadeira revolução industrial.

Além disso, com unidades menores é possível diminuir o custo com estocagem, armazenagem e transporte. Desse modo, dá para criar toda uma reengenharia na questão logística. É o futuro batendo na porta das empresas.

A impressão 3D pode colaborar para o pioneirismo do seu negócio

Outra grande vantagem que a impressão 3D traz é o pioneirismo em alguns segmentos. Muitos projetos que eram inviáveis economicamente estão ganhando cada vez mais espaço.

Como já dissemos, as pessoas têm por característica própria buscar produtos personalizados. Ninguém gosta, por exemplo, de sair à noite e encontrar outra pessoa vestindo a mesma peça de roupa.

Por isso, empresas que conseguirem cada vez mais criar produtos exclusivos estarão um passo à frente. Inclusive, hoje em dia, essa é uma grande aposta das empresas e dos profissionais que estudam o comportamento humano para encontrar o produto mais indicado para os clientes.

A impressão 3D, dessa forma, vai de encontro às mais avançadas técnicas de marketing que hoje possuem o foco no consumidor final. É a união do útil ao agradável. Fornecer o maior valor possível para o cliente com racionalidade de custo.

O futuro está apenas começando, prepare-se!

Conforme vimos neste artigo, estamos entrando em uma nova era. A revolução industrial 4.0 tende a mudar a maneira como as pessoas consomem e as empresas fabricam. Inteligência Artificial e Realidade Aumentada já são tecnologias cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

Pense nisso. As vantagens da impressão 3D são inúmeras. E se você quiser saber um pouco mais, faça um orçamento sem compromisso com a MUV. Teremos um enorme prazer em te atender. Conte conosco!

Veja nossos
posts recentes