Os serviços de fabricação por impressão 3D têm se mostrado extremamente úteis em diversos aspectos. Muito utilizados nos mais variados segmentos, apresentam diferenciais extremamente benéficos para qualquer um que decida utilizá-los.
Dessa maneira, os serviços de impressão 3D são fortemente procurados por diversos consumidores, desde indústrias, comércios e até mesmo clientes finais. Para saber quais os tipos de impressão, como elas atuam e qual é indicada para cada caso, confira este artigo!
O que é a impressão 3D?
Para entender melhor, a impressão 3D é um tipo de fabricação que foca na construção de objetos camada por camada. A primeira impressora criada para realizar esse tipo de serviço foi do norte-americano Chuck Hull em 1983 e foi intitulada “Aparelho para Produção de Objetos Tridimensionais por Estereolitografia.
Ele definiu a estereolitografia como um método para fabricar objetos sólidos sucessivamente “imprimindo” camadas finas de material curável ultravioleta uma sobre a outra.
Porém, nos dias de hoje muitos processos mudaram, e com a impressão 3D não foi diferente. Atualmente, é possível utilizar as impressoras 3D para tirar do papel produtos em desenvolvimento, fabricar ferramentas, peças de uso final, etc.
Como funciona a impressão 3D?
Para que os projetos sejam devidamente fabricados por uma impessora 3D, é necessário criar um modelo virtual 3D compatível com o processo selecionado.
Após criar o modelo, é necessário fazer a preparação e conversão do arquivo para o padrão aceito pelas impressoras 3D. No entanto, muitos preferem terceirizar essa etapa para que tais processos sejam feitos. A intenção desse ato é que, caso a corporação não tenha o valor necessário para investir em equipamentos, pelo menos contará com o suporte de profissionais devidamente treinados.
Maiores benefícios da impressão 3D
Por ser muito procurada, é fácil perceber que a impressão 3D é algo que agrega inúmeros benefícios para quem a utiliza. No entanto, mesmo que muitas pessoas notem diferenciais, nem todas conseguem distingui-los. Portanto, confira quais são:
- Diminuição de custos;
- Otimização de recursos;
- Competitividade;
- Melhor aproveitamento de tempo;
- Detalhamento preciso;
- Personalização de peças.
Quando a impressão 3D é utilizada, nota-se uma grande diferença nos custos. Afinal, não é necessário investir uma grande quantidade de dinheiro em projetos mirabolantes e que nem sempre surtem o efeito desejado.
Além disso, a impressão é 3D uma ótima escolha, afinal promove imensa facilidade e ótimas possibilidades, bem como garantir maior assertividade em projetos e demais produtos.
Outra grande vantagem de utilizar a impressora 3D e que e algo que muitas pessoas notam, é em relação aos detalhes. Com outros processos de fabricação mais antigos, nem sempre é possível obter o resultado desejado. Até mesmo porque, as funcionalidades eram mais precárias e não havia uma ampla opção de tecnologias.
Assim, com a impressora 3D, pode-se garantir detalhes precisos e muito próximos do que realmente será o projeto quando for posto em prática. Por fim, a personalização das peças é algo que também agrada a todos aqueles que procuram pela impressão 3D. Isso porque ela permite que detalhes sejam adicionados e a futura impressão se adéque ao máximo dentro daquilo que procura.
Principais tipos de impressão 3D
É possível encontrar uma grande variedade de tecnologias dentro dos serviços de impressão 3D. Afinal, ela não possui somente uma categoria. Isso, logicamente, é um ótimo ponto positivo, já que colabora para que os consumidores tenham uma margem maior de opções. Confira!
1. Filamento fundido – FDM ou FFF
Uma das técnicas mais comuns, procuradas e conhecidas dentro dos serviços de impressão 3D, é o de filamento fundido. Por conta da alta procura que tem, o custo é menor, a fabricação é mais simples.
Porém, é importante ter em mente que se você é uma pessoa que está procurando uma riqueza extrema de detalhes, talvez esse tipo não seja o mais adequado para tal finalidade. De qualquer maneira, é uma ótima opção.
2. Estereolitografia – SLA e DLP
Essa técnica foi desenvolvida por Chuck, o criador da impressora 3D. Entre os tipos de impressão, este consiste na utilização de um laser que solidifica a resina líquida. Neste caso a peça passa por um tratamento de cura após a impressão.
O acabamento superficial tende a agradar muitos consumidores. Além disso, para quem necessita de detalhes, é uma das melhores opções.
3. Sinterização Seletiva a Laser – SLS
Nos serviços de impressão 3D com a tecnologia SLS permite que objetos sejam criados a partir da utilização de matéria prima em pó, como nylon, por exemplo
Esse tipo de impressão 3D consegue fundir as partículas do material em pó e formar camadas da peça. No resultado final, é possível observar um trabalho de altíssima qualidade e resistência.
4. Sinterização Direta de Metal a Laser – DMLS
Como o próprio nome já diz, esta tecnologia utiliza como matéria prima uma ampla gama de metais em pó.
De qualquer maneira, uma das principais vantagens da DMLS, é a possibilidade clara de objetos complexos serem criados. Importante frisar que essa ação seria impossível a partir da utilização dos modelos tradicionais de impressão.
5. Polyjet
A técnica Polyjet é a mais semelhante às impressões que utilizam jato de tinta. Assim, a mesma peça pode passar por impressões com cores, texturas e demais detalhes diferentes. Além disso, o acabamento é um dos mais impecáveis, fazendo com que qualquer pessoa fique surpreendida pela riqueza de detalhes e capricho.
Por conta disso, se torna uma das melhores tecnologias de impressão 3D e também a que oferece o melhor resultado final. Com tais informações, se torna muito mais fácil escolher o tipo mais indicado para cada situação e assim encontrar uma empresa profissional no ramo.