Uma grande quantidade de empresas se dispõem a investir uma enorme quantia de dinheiro em um projeto para, no fim, descobrir que ele estava errado. Entender o que é protótipo e como utilizá-lo para sua empresa é uma ótima ferramenta para poupar tempo e dinheiro, fazendo com que as escolhas sejam assertivas e bem-sucedidas.
O que é um protótipo?
O protótipo se caracteriza por ser um pré-modelo de um projeto. Ou seja, para ter certeza de que ele será exatamente como se imagina em mente, o protótipo ajuda a descobrir, já que é um modelo realista e que consegue trazer para a matéria todos os detalhes que foram imaginados.
Além disso, o protótipo também é uma ótima forma de aumentar as chances de um projeto ser bem-sucedido. Até mesmo porque, a partir do primeiro projeto, outros aprimoramentos e detalhes podem ser seguidos até o momento em que ele é de fato aprovado.
A evolução dos protótipos através da prototipagem rápida
Uma das maiores evoluções e também uma das coisas que mais colaborou para diversos benefícios e mudanças positivas dentro de empresas, foi a tecnologia de impressão 3D. Desde o seu surgimento, aperfeiçoou-se de maneira rápida e surpreendente.
É provável que muitas pessoas já tenham visto algum projeto ou material feito através da impressão 3D, mas não tenham ideia do que de fato se trata. Afinal, além de oferecer um preço com excelente custo benefício em relação a todas as etapas do projeto, ela também possui agilidade e uma entrega de protótipo muito próxima ao que será o projeto real.
Ademais, com a prototipagem rápida, novo conceito que foi implementado pela impressão 3D, é possível realizar uma série de testes e melhorias em um tempo altamente desejável. Com toda certeza, se está na busca de descobrir o que é protótipo, optar pela prototipagem rápida feita pela impressão 3D, é um dos melhores caminhos existentes.
Principais tipos de protótipos
Após entender o que é protótipo e como ele pode ser feito de forma muito melhor e vantajosa através da prototipagem rápida com a impressão 3D, saiba que existem outros tipos. Veja quais são:
1. Evolutivo
Nos protótipos evolutivos, é possível notar que eles evoluem de uma versão do produto para a próxima. Ou seja, são testes que precisam ser retrabalhados e vão evoluindo conforme o idealizador solicita. Afinal, é preciso que eles cheguem no ponto exato da ideia.
Já que passam por várias mudanças, esses protótipos possuem uma espécie de histórico. Isso significa que, a cada alteração feita, há um registro. Os testes realizados também se mantêm registrados para que a evolução possa ser acompanhada. Assim como a prototipagem rápida, esse tipo de protótipo pode ser feito através da impressão 3D.
2. Comercial
Na busca por entender o que é protótipo, se deparar com o protótipo comercial é comum. Esse tipo, inclusive, é voltado para validar a funcionalidade. Ou seja, ele leva em consideração o sucesso de utilização do produto. Por conta disso, muitas vezes inclui a ergonomia.
Quando feito com a impressão 3D, tem a enorme vantagem de possuir um investimento reduzido e ser um grande potencial de personalização rápida.
3. Físico para validação estética
Nesse estilo de protótipo, é comum levar em consideração a fidelidade visual ao produto final. Nesse tipo de protótipo, a impressão 3D pode auxiliar de grande forma, já que permite uma extensa gama de materiais, cores, entre outras características, que podem ser criadas de maneira descomplicada e fácil.
Para melhor entendimento sobre o que é protótipo físico para validação, o projeto (protótipo) deve espelhar aquilo que o produto final deve ou deveria ser.
4. Volumétricos
Para servir de base para as prototipagens, esse tipo engloba encaixes, dimensões, etc. Nessa modalidade de protótipo, é possível recriar um modelo e sua geometria. Além disso, se torna muito mais real todas as propriedades que foram devidamente planejadas pelo seu desenvolvedor.
Como criar um protótipo?
Para criar um protótipo, principalmente se esse for o primeiro, é preciso levar em consideração diversos aspectos, como:
- Simplicidade;
- Objetivo;
- Opções;
- Realismo.
Em relação à simplicidade, não quer dizer que o protótipo precisa ser simples demais. Na verdade, uma forma de começar é, de fato, mantendo-o simples e conforme as ideias forem surgindo e achar válido, pode-se dar início aos detalhes maiores.
Além disso, para não fugir daquilo que realmente se quer alcançar com o protótipo, é preciso ter em mente o principal objetivo. Mesmo sabendo qual é o principal objetivo que quer alcançar, é importante não se deixar levar e parar no primeiro.
Ou seja, é preciso estar aberto às opções, já que há grandes probabilidades de o protótipo evoluir e ficar cada vez melhor. Por fim, é preciso que o protótipo pareça suficientemente real. Não importa qual é a ferramenta utilizada ou técnica, é preciso que ele passe a ideia de ser real e bem-acabado.
Maiores benefícios da prototipagem
A prototipagem agrega inúmeros benefícios, independente de ser para uma empresa ou para uso próprio. A questão é que ela pode abrir portas e fazer com que seja possível analisar a ideia de ângulos diferentes, bem como entender melhor o propósito e funcionamento. Entre os maiores benefícios da prototipagem, podemos citar:
- Maior margem de negociação com o cliente;
- Reduz os riscos em relação aos projetos;
- Facilita o entendimento;
- Feedbacks adiantados.
Entender o que é protótipo e utilizá-lo, garante maior segurança para todos os envolvidos. Afinal, mantém uma opinião e uma visão muito mais assertiva sobre o projeto. Ademais, é surpreendentemente útil quando não se tem muita certeza sobre qual caminho seguir.
Logo, torna-se a melhor opção para quem procura praticidade, custo-benefício, redução de gastos exacerbados e incertos, eficácia e maior rapidez na hora de realizar o projeto. Além disso, a prototipagem também é uma forma de modernização de processos.
Afinal, ela colabora para uma nova perspectiva e faz com que a visão dos consumidores para com o projeto, mude de forma positiva e cooperativa. Isso faz com que a popularidade do negócio aumente, bem como a confiança em relação à qualidade dos projetos desenvolvidos, produtos oferecidos e demais fatores que são de grande importância para quem procura estar visível e sempre um passo à frente dos concorrentes.